domingo, 6 de junho de 2010

Polêmica: Cobaia animal


   Impulsionada pela sociedade de consumo, as indústrias estão produzindo cada vez mais para atender a demanda comercial. Na confecção exacerbada de novos produtos, principalmente na produção de cosméticos, a fauna que acaba sofrendo as conseqüências desse desenfreado consumismo.
   Diferentemente de alguns países desenvolvidos, o Brasil não conta com o apoio de leis que de fato proíbam experimentos com animais na indústria. Nos Estados Unidos há leis que controlam tal prática, mas é sabido que a utilização destes como cobaias é bastante comum.
   O Greenpeace, conhecida ONG que atua em causas para proteção ambiental, já travou diversas manifestações para defesa desses animais utilizados em experimentação científica. Apesar de tais pesquisas serem uma forma de garantir nossa segurança, é incabível que aceitemos que animais estejam sendo maltratados e/ou sacrificados para sustentação de nossos luxos.
   Algumas instituições vêm como uma alternativa para tal problemática o desenvolvimento de softwares para simulação de possíveis efeitos dos produtos na saúde humana. Tal método preventivo não tem unanimidade aprovativa, mas é um válido mecanismo para pouparmos a vida de animais inocentes que são torturados em nome da manutenção de um modelo social consumista, o qual visa principalmente à comodidade e a praticidade.
   É preciso que os órgãos competentes ajam de maneira mais radical na preservação da vida da fauna, assim como prezamos pela vida humana (que por sinal, parece que ainda não prezamos tanto assim por ela também, né?). O que não pode continuar acontecendo é que a fauna pague pelo nosso modo de vida leviano e irresponsável, baseado no prazer imediato e no ócio.

Um comentário:

  1. Concordo, Emile. Sou totalmente contra a utilização de animais nessas experiências. É cruel, injusto e, como vc bem disse, irresponsável. Gostei do texto :)

    ResponderExcluir