segunda-feira, 14 de junho de 2010

Cinema brasileiro



   Último sábado (12/06), dia dos namorados, o que melhor fazer num dia como este do que ir ao cinema? 
   Fui com meu querido novio ao Multiplex Iguatemi, e por sua influência, resolvemos assistir o filme Quincas Berro D´Água. 
   Pelo título e pelo cartaz, discriminei, pensei comigo 'esse filme deve ser um daqueles que estereotipam o nordestino e tem uma história clichê'. Mas errei feio. Além dos aspectos técnicos que estavam de parabéns, tais como o uso das cores, a fotografia, a trilha, o enredo, os atores (sim, belos e maravilhosos atores), até mesmo olhando como mera espectadora (o que, na verdade, sou), o filme é belo, sem dúvida uma boa pedida para animar seu dia. É engraçado, sem ser clichê.
   Quincas Berro D´Água, película baseada na obra de Jorge Amado, estreou nos cinemas no último dia 21, tem duração de 104 minutos e conta a história de um senhor de 71 anos de idade, que trocou a vida pacata e respeitável, pela boemia. Apesar de sua morte, seus companheiros da vadiagem resolvem levá-lo para mais uma noite mundana: 'um morto que se diverte mais do que muito vivo por aí'.
   Um filme comercial que carrega consigo aspectos do cinema alternativo. Além disso, possui linguagem acessível, pegadas da pornochanchada, narrativa simples: um filme pra quem não quer quebrar muito a cabeça para entendê-lo. Quem vai a procura de algo inteligente não vai se satisfazer, adianto, é um filme pra rir.
   Para ler uma crítica mais 'profissional' e completa sobre tal filme: cinematorio.com.br


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. oh, eu tô doida pra ver.

    poderia até não ser, de primeira vista, um filme que fizesse o "meu tipo". Mas tem dois detalhes: "quincas" foi um livro que eu adorei do jorge amado; e, PRINCIPALMENTE, o ator Paulo José é meu grande ídolo do cinema. Acho ele incrível, incrível mesmo! me derreto toda! hehe
    vou dar um jeito nisso e ver o quanto antes.

    eu tenho uns ranços com o cinema nacional. um dia disse a uns colegas que não gosto de cinema nacional e fui mal interpretada. mas também, pudera eu ter sido mal interpretada... afinal de contas, me expressei mal. então mereci. meu problema não é com o cine nacional em si, muito menos duvido da capacidade e do talento do brasileiro para a sétima arte. meu problema é em relação ao que se produz hoje, e àquilo que, normalmente, tem mais destaque. então, redefini minha crítica: não é que eu não goste de cinema nacional (aff, meu cineasta favorito, Domingos Oliveira, é brasileiro), é que normalmente eu não gosto do que é produzido hoje, com destaque. sei que há habilidade e qualidade de sobra no país, mas é triste não haver espaço para todos. há pouca divulgação, pouco incentivo, e pouca cultura cinematográfica.

    daí, com raras exceções, desses grandes filmes que são lançados (sobretudo aqueles com o dedo da "globo filmes") muitos não me agradam. histórias clichês, mal construídas, roteiros rasos etc etc...

    MAS, enfim, botei fé em Quincas!! Sobretudo depois de ver que vc gostou!:D

    eita, escrevi uma redação!!

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com você de certa forma.
    O Brasil tem filmes maravilhosos, mas a maior parte deles não são divulgados.
    Os filmes brasileiros que aparecem na mídia são os que, particularmente, não são tão bons (clichês, pobres, idiotas, etc).
    O cinema alternativo brasileiro sim, tem filmes brilhantes (infelizmente a população - e eu estou incluida nela, claro - não tem acesso a esses filmes)
    Por que será né?
    Será que é porquê o objetivo deles (deles = mídia) é formar pessoas passivas e que se contentem com a sobra?

    ResponderExcluir