sexta-feira, 27 de maio de 2011

Curto e grosso: Sobre Estômago, Rio e Bruna Surfistinha

Obra de 2007, Estômago é dirigido por Marcos Jorge e conta a história de Nonato, um homem que tem a vida norteada pela comida, tudo que ele consegue na vida é através dessa arte, seja as vantagens e as desgraças. Não bastasse a história ser interessante, ela ainda é contada de forma muito boa, através de uma montagem diferenciada, que, não recorrendo a linearidade, produz um paralelo entre as duas fases do personagem. Bom, o  baixo orçamento interferiu na direção de arte, o filme se limita, basicamente, a cenas internas, porém, consegue externar tudo o que Estômago quer mostrar: crueza. Uma trama que envolve sexo, comida e poder não vemos por aí todo dia, por essas e outras, vale muito a pena assistir.

Uma pequena ave azul criada como animal de estimação, acabou adquirindo comportamento humano, e por isso não sabe voar. Sem essa característica natural das aves, Blue, enfrentará dificuldades no Brasil, país que veio pra encontrar uma fêmea correspondente e assim 'salvar a espécie'. Bom, ok, todo mundo sabe a história de Rio. É um filme clichê, super clichê, hiper clichê. A história é sem graça, os personagens são mal desenvolvidos, parece até uma mistura de cópias mal feitas das animações hollywoodianas. O filme é justificado apenas pela bela direção de arte (não é extraordinária, mas é boa, tenhamos que dizer), que aplicou muito bem o 3D.

Eu não sei o que Marcos Baldani pretendia ao dirigir Bruna Surfistinha, mas tudo bem. É um filme meia boca, nem tanto nem tampouco, sabe? Aquela coisa super sem sal. O roteiro foi mal construído, cada ato parece ter sido feito aleatoriamente, não dando uma sensação de segmento na obra, e sim de fragmentação, uma completa desarmonia. Vale um pouco pelas atuações, boas, nada de outro mundo e que mereça aplausos, mas boas. Bruna Surfistina é o típico filme pipoca, que você acaba de ver e surge apenas o vazio na sua mente. Né, eu não esperava muita coisa mesmo.

3 comentários:

  1. Fiquei instigada a assistir Estômago.

    Você é a primeira pessoa que vejo criticando Rio =D

    Bruna Surfistinha foi o único desses que assisti...e é, né? Triste. E tb achei mal produzido. Sem contar que Débora Secco nesse papel não surpreende nada. Deviam ter escolhido atriz, alguma que não tivesse histórico de personagens sensuais e tal..

    Beijos, moça supimpa!

    ResponderExcluir
  2. assista Estomago, digo mais uma vez.

    Serio que sou a primeira a falar de Rio? Antes mesmo d'eu assistir, já tinham me falando isso dele.

    ResponderExcluir
  3. Estômago eu achei interessante a visão sobre o hábito de comer, a culinária, os perigos escondidos, as relações do cotidiano sejam amorosas ou na prisão deu cara de bem nacional, mas as partes que mais gostei foi a bunda frita e o veneno na comida. rs

    De Bruninha surfistinha concordo que foi mal produzido, não esperava muita coisa pela entrevista que vi com ela antes porém fiquei apreensivo por gosto da temática no final decepção. Pensei em ler o livro mas acabei desistindo.

    Rio não vi.

    ResponderExcluir