quarta-feira, 11 de maio de 2011

Uma vitória pela metade

   Como é sabido, semana passada o STF reconheceu, por unanimidade, a união estável homossexual como entidade familiar, assegurando aos casais gays direitos como possibilidade de pensão alimentícia, herança, partilha de bens e inclusão do cônjuge como dependente. Sem dúvida, uma vitória, não só para a comunidade GLBTT, mas também para o país, que dá um passo a frente para a garantia da igualdade de direitos, foi a vitória da liberdade.
   Liberdade, a mesma justificativa que alguns cidadãos utilizam para fundamentar o seu posicionamento contrário a criminalização da homofobia, dizem por aí que a liberdade de expressão dão a eles o direito de serem contra os gays. Pois é, a decisão do STF gerou uma onda de comemoração por uma parte da população, gente de bom senso, mas os que não compartilham desse privilégio (do tal do bom senso), julgou a ação como o fim do mundo. É, sabemos também que foi uma resposta esperada, mas peraê, eu me indigno: como há gente limitada nesse mundo!
   Notei que a maior parte das cartas de leitores nos jornais eram de pessoas contra a união gay, conservadores que justificam seu posicionamento com as palavras bíblicas, outros que diziam que estamos perdendo os bons costumes. Hoje mesmo, no jornal A Tarde, um leitor fez uma declaração que possuía como título 'tragédia brasileira' e discorria que os valores da família estão se perdendo. Se não fosse lamentável, seria até engraçado perceber que o nosso país está infestado de gente retrógrada e cabeça dura. 
   E sabe como eu classifico isso? Hipocrisia. Pessoas que parecem está descontextualizados do mundo em que vive, fruto de uma sociedade preconceituosa. Uma senhora pronunciou-se no jornal e falou que a mídia está deseducando a população jovem, fazendo com que estes achem que a união homossexual é mais correta do que a união heterossexual. Ora, minha cara, o grande erro social é essa idéia impregnada de certo e errado, 'isso é bom, isso é ruim', não, são idéias assim que nos limita.
   O mais interessante é perceber que nesses mesmos jornais não saiu quase nenhuma carta de leitor que protestasse diante essas acusações infundadas, ou que simplesmente se posicionasse favorável a ação do STF. Será que essa gente normal ficou calada? Ou será que os impressos não deram espaço? Fica a dúvida.
   A decisão da justiça foi uma grande vitória para a sociedade, mas notar que uma grande parcela da população ainda está infectada pelo preconceito tira um pouquinho desse sabor.

6 comentários:

  1. É bem como você disse :" O grande erro social é essa ideia impregnada de certo e errado"
    Absurdo esses comentários, Preconceituosos além de vergonhoso. Fico indignada também com certos tipos de atitudes que existem por aí.
    beijo

    Raquel

    ResponderExcluir
  2. ...E sobre a 'Vitória', chegou bem atrasada né?

    Raquel

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu texto Pec.
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. A última manifestação de preconceito que vi sobre a decisão do STF foi há uns dias. Um muxoxo que soava como "esse mundo tá perdido" ao final de uma reportagem do JN sobre o casal de Curitiba que oficializou a união. A reação foi de uma tia minha...

    Sentir o preconceito assim tão próximo é uma sensação muito ruim.

    Mas, enfim, o bom é saber que existe gente que pensa diferente (pra provar, cada vez, o erro dessa ilusão do pensamento único de que vc falou no texto).

    Fiquei muito feliz com a decisão do STF!!!

    Beijo, Emile!

    ResponderExcluir
  5. Uma grande vitória, com certeza. Acho que td mundo com um mínimo de bom senso ficou feliz com a decisão do STF. Os preconceituosos sempre irão existir, mas é bom perceber que eles estão diminuindo =D

    Beijos, Peki!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, chegou atrasada mesmo, e ainda teve que ser uma ação da justiça e não dos parlamentares. Mas apesar dos pesares, é um bom sinal, sim, estamos progredindo!

    Valeu meninas ;)
    beijos

    ResponderExcluir