segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Filosofia vã: Sobre a Oceania

   É uma inquietação antiga, me lembro, eu era estudante do primeiro ano do ensino médio. Sempre gostei muito de história, e parei pra analisar que no estudo de tal disciplina discorríamos sobre a América, Europa, África e até mesmo a Ásia, mas... E a Oceania?
   Foi uma coisa que sempre me incomodou, e por isso ousei perguntar ao meu professor da matéria (o que era uma grande coragem, já que ele era um ser dotado de um certo ar de não-me-venha-fazer-pergunta-estúpida) o porquê que o pobre continente não era estudado. Bom, ele respondeu simplismente que a Oceania é um continente considerado novíssimo e que por isso não entrava no estudo. Tá, eu deveria me conformar com a situação, mas não, continuei me perguntando o porquê do mundo ignorar este tão belo continente formado por ilhas paradisíacas.
   Conhecemos tão pouco de sua história e de seu povo que a as poucas coisas que ouvimos por aí é sobre os surfistas australianos, a Olimpíada de Sidney, os coalas, cangurús e que a Austrália é um bom lugar para se fazer intercâmbio. Desses 16 países sabemos quase nada.
   Fiquei indignada ao ver que na minha agenda 2010 possuía, além do mapa-múndi e o do Brasil, o mapa de cada continente, todos... Ou melhor, quase todos, menos o da esquecida e menosprezada Oceania.
   Pensava que tamanha aflição só fazia parte de minha confusa cabeça, mas um belo dia achei uma comunidade no Orkut de nome 'Por que a Oceania é ignorada?', com a descoberta não me senti mais só, soube que tem mais 63 pessoas solícitas com os oceaníacos. Além dessa, no Orkut ainda temos a comunidade 'Onde está a Oceania?' que tem 40 membros. Bom, pelo menos, sabemos agora que são 103 o número de pessoas que se importam com este continente. 
   Como descreve a comunidade: Onde ela estava quando ocorreram a primeira e a segunda guerras mundias? Onde ela estava quando as bombas atômicas explodiram? Onde ela estava quando o WTC foi "atacado"? Onde ela estava quando inventaram o chiclete? Será que ela não faz parte da Terra? Será que essas 30 milhões de pessoas estão lá mesmo ou é tudo uma farsa? investiguemos.

Um comentário:

  1. Tudo que eu sei sobre a Oceania se resume em:

    1. Cangurus
    2. Aborígenes
    3. Olimpíadas de Sidney
    4. Mel Gibson
    5. Naomi Watts

    Mas que coisa, né?!
    Nunca tinha pensado nisso não!

    :)

    ResponderExcluir