sábado, 1 de outubro de 2011

Curto e grosso: Sobre A Árvore da Vida, Cisne Negro, Água para Elefantes e Carne Tremula

   Um dos filmes mais esperados de 2011, A Árvore da Vida nos faz acreditar que o cinema estadunidense pode, sim, fugir de todos os clichês hollywoodianos e alcançar a maestria. Não é um filme pra se ver comendo pipoca ou pensando em se distrair, é pra sentir, assistir com a alma. No meio do turbilhão de cenas nonsense e extremamente admiráveis, Terrence Malick conta a história de uma família tradicional, com um pai autoritário e machista que descarrega todos os seus infortúnios em seu filho mais velho. Através da subjetividade, A Árvore da Vida disserta sobre a relação de pai e filho, ou melhor, de criador e criatura; desde 'a origem do mundo', até o que seria 'o fim dos tempos'.  

   Um drama intenso, inquietante, denso e eficiente. Cisne Negro afirma-se como uma das obras mais comentadas do ano com sua complexidade e cenas encantadoras. A história de uma jovem e frágil bailarina, que alimenta uma compulsão quase doentia pela perfeição, e por isso, mergulha num universo imaginário, sombrio e conflituoso. Porém, o grande confronto de Nina é com si mesma, que precisa vencer seus medos e obsessões. A bem sucedida obra de Darren  Aronofsky encanta, sobretudo, pela fotografia exuberante.

  O velho romance aguado e sem graça: é o que podemos dizer de Água para Elefantes. A história por trás do romance, talvez o faça um pouco mais tragável. Um circo cujo dono extremamente autoritário e arrogante destrata funcionários e maltrata animais; um jovem abandonado pela vida que, por acaso, começa a fazer parte da Companhia dos Irmãos Benzini, causando reviravolta na vida daquele circo. O insosso filme, que traz o inexpressível Robert Pattinson como ator principal, não cativa, tampouco emociona.

   Mais uma vez Almodóvar me seduz. E é esse o clima de sedução que Carne Tremula apresenta. Para Victor, um romântico e inocente, Elena foi sua primeira mulher; mas para a jovem, ele foi apenas mais um com o qual se envolvera. Insistente, o rapaz entra no apartamento de Elena, o que resulta numa briga trágica; não sabendo ele, que o episódio o marcaria para sempre. Quatro anos mais tarde, Victor, Elena e os dois policiais que interviram na briga do casal estão com as vidas totalmente reviradas, mas um reencontro entre os personagens faz voltar a tona o conflito daquela noite fatídica. Amor, sexo, obsessão, tragédia: é isso que Carne Tremula traz, através de cenas cruas e de um roteiro extremamente eficiente.

Um comentário: