quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Organização das nações desunidas

 Este post é da saga 'roubando matéria de revistas legais', mas desta vez a revista em questão não é a Super, e sim o 'filhote', a revista 'Mundo Estranho' (olha de onde surgiu a inspiração pro nome do blog!).
   A seção é 'Cinema e TV' da edição 82. É uma matéria interessante falando sobre os clichês de Hollywood:
   Cansado de ver o brasileiro ser sempre retratado no cinema como bandido, jogador de futebol ou vulcão sexual? A má notícia: Hollywood não vai mudar nossa imagem tão cedo. A boa: não somos os únicoas a sofrer com estereótipos. Outras nacionalidas também são retratadas de maneira nada agradável nas telonas. Clichê por clichê, o jeito é tentar rir da desgraça alheia.

Alemão
Exemplo de filme: Duro de Matar (1988)
Tipo de fala: Sempre grita e cospe
Tipo de roupa: Botas e suspensórios
A segunda Guerra Mundial acabou faz tempo, mas Hollywood mantém a imagem do alemão autoritário. Em 'Eurotrip', uma criança se diverte com um bigode de Hitler no rosto. De 22 filmes de James Bond, 10 tiveram vilões alemãs.
Antídoto: Adeus Lênis (2003)

Mexicano
Exemplo de filme: Espanglês (2004)
Tipo de fala: "Ay, caramba!"
Tipo de roupa: Cores berrantes
O menicano nos EUA é o 'pobre, mas limprinho'. Entrou no país ilegalmente, tem um trabalho deplorável e ainda assim venera o patrão. Já o americano no México não pode se arriscar a comer nada. Até água pode causar diarréia.
Antídoto: Meus Quinze Anos (2006)

Francês
Exemplo de filme: A Pantera Cor-de-Rosa (2006)
Tipo de fala: Erres puxados e tom irônico
Tipo de roupa: Boinas e peças pretas
Não bastasse adorar fumar, usar bigode e discutir filosofia, o francês se acha melhor que os americanos! É sempre o coadjuvante intrometido (Homem-Aranha 3 e Godzila) ou o vilão arrogante  (Matrix Reloaded).
Antídoto: Antes do Pôr-do-Sol (2004)

Árabe
Exemplo de filme: Team America - Detonando o Mundo (2004)
Tipo de fala: Muitos 'Alá' e língua enrolada 
Tipo de roupa: Turbante, barba e burca
Na versão original de Aladdin, da Disney, a música de abertura dizia que árabes são 'bárbaros' que 'cortam sua orelha se não vão com a sua cara'. Atualmente, são magnatas ou terroristas.
Antídoto: O Suspeito (2007)

Italiano
Exemplo de filme: Máfia! (1998)
Tipo de fala: Fala alto e gesticula
Tipo de roupa: Terno de risca-de-giz, avental ou trajes sumários
É cozinheiro, mafioso ou os dois. Quanto não está preparando uma pizza ou matando alguém, seu hobby predileto é seduzir a mulherada. Afinal, apesar de ser bronco, todo italiano é bonitão.
Antídoto: Sob o Sol da Toscana (2003)

Japonês
Exemplo de filme: Encontros e Desencontros (2003)
Tipo de fala: Fala rápido, troca letras, agradece tudo
Tipo de roupa: Peças formais e discretas
Em seu país natal, só trabalha, não transa e curte programas de TV idiotas. Nos EUA, é nerd (Gatinhas e Gatões) ou fala errado.
Antídoto: O Último Samurai (2003)

Canadense

Exemplo de filme: South Park - Maior, Melhor e Sem Cortes (1999)
Tipo de fala: Imita os americanos
Tipo de roupa: Imita os americanos
O canadense não fede nem cheira - não fosse pela proximidade com os EUA, não seria notado. 'Eles nem mesmo são um país de verdade', dizem em South Park.
Antídoto: Tiros em Columbine (2002)

   Uma dose de clichês se tratando de Hollywood nunca é inesperada, não é mesmo?

3 comentários:

  1. Adorei.

    Os latinos, de um modo geral (até porque eles não vão se dar ao trabalho de especificar), costumam também cair no clichê do místico que adota crendices "primitivas", passando por ignorantes.

    Vi dois exemplos recentes: atividade paranormal 2 (empregada da família que quer benzer a casa e é repreendida pelos patrões por isso) e Devil (funcionário do prédio que é o único que crê que o que está acontecendo no elevador é algo sobrenatural - enquanto todos os outros personagens desacreditam ele).

    ResponderExcluir
  2. Gostei do exemplo de Deise.
    Em Os Produtores fiquei irritadissíma com uma cena que nunca tive a certeza se foi proposital ou estupidez: Em uma das cenas, um casal vem passar férias no Brasil e, estando no Rio de Janeiro, usam roupas caribenhas, dançam salsa e ainda chamam de samba. Mas o filme (musical)é muito bom, não dá mesmo pra acreditar que cairam na piada do "latino é tudo igual".

    ResponderExcluir
  3. Pois é, os latinos, nos filmes americanos, caem no clichê. Vi um cara falando sobre isso, numa crítica ao Atividade Paranormal 2, também.

    ResponderExcluir