segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Manual: Como cantar bem

Bom, essa é a dica da revista Super na edição 281 (agosto/2010) para os que não cantam tão bem: não tem talento? Dá-se um jeito. Com disciplina e abnegação, você será o rei do karaokê.

DICA 01: Não imite


Liberte-se dos vícios. Quando cantamos no chuveiro, costumamos imitar nossos cantores favoritos (ainda mais se cantamos junto com a música tocando). Embarcamos no tom de outra pessoa, o que pode forçar a voz e comprometer a interpretação. Para cantar bem, é preciso achar um estilo próprio.

DICA 02: Ache o tom

Mas o que é o tom certo? É aquele que deixa a voz firme e confortável. Há três possibilidades: baixo, médio e agudo. Se sua voz é grave, pode ser que seu canto fique melhor em um tom baixo ou médio (não no agudo, provavelmente). Aqui vale consultar um professor de canto, que determina isso com precisão.

DICA 03: Respire fundo

A respiração abdominal é a ideal para o canto, porque permite que você use toda a capacidade pulmonar. Pra treiná-la, recorra a uma bexiga. Inspire e leve o ar para a região do abdome durante três segundos. Depois é só soprar a bexiga, contraindo o abdome até soltar todo o ar.

DICA 04: Capriche na postura

Postura errada pode bloquear o movimento do diafragma e dificultar a respiração. Mantenha o tronco ereto e os ombros relaxados. Deixe os pés ligeiramente afastados um do outro, para dar equilíbrio ao corpo. E evite colocar todo seu peso sobre uma perna só.

DICA 05: Prepare a voz

Antes de cantar, cuide da alimentação. Derivados de leite alteram o pH da saliva e a deixam mais viscosa. Açúcar estimula a produção de muco. Também exercite a voz. Imite o som de uma metralhadora - trrrrrrrrrrrrr - por até 15 minutos. Servirá como um aquecimento antes de uma corrida, para evitar um inchaço ou nódulo nas cordas vogais.

DICA 06: Solte a voz - e a boca

Articule bem as palavras, principalmente as vogais. Isso dá força à interpretação (e evita que você pareça um ventríloquo). Exercícios como estalar a língua ou vibrar os lábios (fazendo "brrrrrr") ajudam, porque relaxam a musculatura da boca.

Se mesmo depois dessas dicas você não conseguir ganhar nenhum Grammy, não fique triste, se contente em saber que seus familiares e amigos não vão mais precisar usar algodão no ouvido quando você cantar. 

3 comentários:

  1. Adorei as dicas, mas não acredito que elas me ajudem muito com o meu "destalento" nato. Tenho uma frustração muito séria na vida por não saber cantar.

    Agora, ainda no assunto música, muito grata por sequer me contar que irá ao show da Amy, qisá convidr-me.

    ResponderExcluir
  2. rs, a vida é assim, pouco talento no canto... muito talento na dramaturgia [é esse o nome certo?]


    Ohhhh, foi mal.
    Vamos as desculpas rs:
    1º - me passo das coisas (de convidar, por exemplo)
    2º - as pessoas geralmente não aderem a meus convites, sobretudo para shows em outros estados
    3º - VAMOS
    Você sabe que a falta de convite antes não foi por falta de vontade de sua companhia (essa frase ficou estranha?)
    Ainda dá tempo!
    Seria de fato uma alegria sua companhia no show de Amy.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. É assim que escreve sim, mas não me convenceu.

    Quanto ao convite, não tenho grnaa pra ir mesmo, mas precisava registrar minha indgnação pelo não convite. Sei que ainda dá tempo, mas quem sabe saio vencedora de ma das 152487 promoções que me inscrevi pra ganhar esses ingressos? Minha sorte pra sorteios nunca foi das melhores, mas eu ganhei um trevo de quatro folhas (de verdade) de aniversáro, então pode ser que....

    Vc é fofa assim mesmo.

    ResponderExcluir