sábado, 29 de janeiro de 2011

A maldição dos Baskerville

   'O Arquivo Secreto de Sherlock Holmes', um livro que comprei sem saber direito do que se tratava, foi na Bienal do Livro de 2005, ele que me apresentou os contos - pelos quais logo me apaixonaria - de Sir Arthur Conan Doyle. Depois de devorar o livro que contava seis contos simplificados, tornei Sherlock Holmes ídolo fictício, sua destreza na arte da investigação me encantava e dediquei-me a conhecer mais sobre suas histórias.
   A próxima obra do escocês que viria adquirir, foi 'O Ritual Musgrave E Outras Aventuras', na Bienal de 2009. Livro o qual ratificou meu encantamento por Sherlock e seu fiel amigo, Dr. Watson. Mas é sobre 'O Cão dos Baskerville' que venho discorrer, o qual ganhei no fim do ano passado, mas que apenas agora consegui ler.
   Diferentemente dos outros livros que possuo, este contém apenas uma história, mais longa que as demais, transcrita nas 204 páginas e divididas em 15 capítulos. O poder de dedução do detetive é capaz de decifrar em apenas uma bengala a história de um médico, que logo se revelaria ser o Dr. Mortimer. O homem contava-lhes a história de uma maldição rogada aos descendentes Baskerville, deixada num antigo documento relatando sobre um cão demoníaco que  perseguia os homens daquela família. A vítima recente era Sir Charles, morrera do coração numa charneca amaldiçoada, sua morte deixava dúvidas terríveis que perturbavam o seu amigo, Dr. Mortimer. Além destes fatos, um jovem canadense estava a caminho de Londres, era o Sir Henry, o único descendente que restava dos Baskerville, que viria assumir a fortuna deixada por seu tio.
   Henry, chegando a Inglaterra, também procurou ajuda de Sherlock Holmes, a maldição da família tinha chegado a seu conhecimento e ele temia por sua vida. O grande investigador deste caso, é na verdade do Dr. Watson, que vai com Sir Henry para o Solar Baskerville descobrir se as mortes da família é realmente algo sobrenatural ou se há alguém por trás de toda a trama. Watson parece ter aprendido muito, sendo por tanto tempo assistente de um dos maiores detetives da ficção, seguindo numa busca astuta pela causa real da morte de Charles.
   As páginas são recheadas por descrições perfeitas, que nos transportam para o sombrio Solar, a cada descoberta do doutor, mais intrigas se desvendam e mais próxima a verdade parece está. Porém, é somente com a chegada de Sherlock Holmes que o caso é realmente resolvido. Um rede de mentiras e interesses é desembaraçada pelo detetive, conseguindo assim findar a agonia de Henry e desmanchar a maldição assustadora.
   A cada nova descoberta o leitor é surpreendido pela astúcia de Holmes e  Watson, 'O Cão dos Baskerville' é certamente um dos melhores contos da coleção, nos apresentando uma história repleta de mistérios e incógnitas.

5 comentários:

  1. olha aê! Menina, vc está escrevendo cada vez melhor. Adorei a resenha e quem sabe depois que eu devolver seu filme eu tenha coragem - ou cara de pau- de pedir o livro emprestado...hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Emile, eu tenho o abergue espanhol aqui no computador. Posso gravar pra vc e quando vc quiser te entrego!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Meg. RS, tá bom. Eu acho que vou ter mais cara de pau em emprestar o livro rs

    Ah, valeu Deise. Grave e quando rolar alguma oportunidade da gente se vê você me engtrega. Aproveitarei até pra entregar o seu filme que tá comigo, vai fazer aniversário rs.

    Beijo meninas.

    ResponderExcluir
  4. Olha aí, tá vendo Peki, até vc com um filme na mão e não devolveu....que coisa feia!!! rsrss Meg

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHA. mas é pq pouco vejo Dona Deise, já você... rs

    ResponderExcluir