sábado, 18 de setembro de 2010

Rock sem enfeite

   Dia desses um amigo meu me mostrou um papel, era uma divulgação de uma banda que não me recordo o nome, deixava o myspace, fotolog, e mais um monte de sites pra ouvir música, ver fotos, coisa e tal, e em baixo tinha escrito 'banda de pop rock'. Minha resposta diante dessa 'apresentação' foi de negação, e explico: apesar de não gostar de pop rock, não tenho nada contra, nada mesmo. O problema é que, diante minhas reflexões (muito filosóficas, inspiradas e inteligentes por sinal /tá bom), o termo 'pop rock' virou uma 'maquiagem', uma negação ao simples 'rock'.
   Repare que quando tem algum evento que não seja exatamente de rock, eventos genéricos, que toque uma banda de rock 'ao acaso' ou tenha um espaço destinado ao rock, quase sempre denomina-se 'palco do pop rock' (e coisas do gênero). 
   Quando uma banda de qualquer vertente do rock vai num programa de TV, desses dominicais que você deve tá imaginando, diz-se 'é uma banda de pop rock', e só se for uma parada lá dentro do metal ou punk, que aí muda o discurso 'é rock pesado'.
   Pergunta: quem disse que qualquer estilo de rock que não seja punk, metal, ou coisa do gênero é pop rock?
   Por que pop rock? Parece mais um enfeite bonitinho. Será que é tão feio dizer que é rock? É algo amoral ou tão agressivo assim? Vamos parar com isso galerinha legal.
   Na verdade é uma nomeclatura 'socialmente aceitável', para dizer que a banda em questão não é tão subversiva como parece, que é coisa desse mundo, não do mundo dos caquéticos rockeiros.

   Pop rock cargas d'água nenhuma, eu gosto é de rock, sem enfeite.

4 comentários:

  1. yeah! eu sou pop. =/

    e romântica hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Peixonauta, eu não tô falando mal da música pop, ora, eu gosto de algumas bandas/artistas pop's (Katy Perry, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Vanessa da Mata, etc).
    O que quero dizer é que as pessoas não gostam de se referir a bandas de rock como simplesmente 'bandas de rock', porque dizer que é 'rock' é menos bonitinho do que dizer 'pop rock', o termo 'pop rock' é mais 'polido' para os ouvidos da sociedade. Ora, as vezes a banda em questão é de rock alternativo, ou hardcore, ou indie rock, ou grunge, e por que então dizer que é pop rock?
    Nada contra o pop rock ou o pop, ou nada disso.

    Sobre o romantismo: nem toquei no assunto rs
    E eu também sou (mesmo que exista quem duvide)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. E o que você acha da Pop Music? Mas, aquele pop com Violões, guitarras, bateria e um baixo, manualmente, e não um Pop feito virtualmente!

    ResponderExcluir
  4. eu gosto de algumas coisas da pop music, como disse a cima: Katy Parry, Arnaldo Antunes, Nando Reis, Vanessa da Mata, Pato Fu, pererê, parará
    a questáo é: se é pop, vamos dizer 'é pop'; se é pop rock, que digamos 'é pop rock'; mas se é rock, quero que não tenha nenhum problema em dizer 'é rock'

    ResponderExcluir