segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Já dizia Calcanhoto

   'Eu ando pelo mundo prestando atenção em cores que eu não sei o nome, cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores...', aos meus oito anos de idade eu sempre ouvia em casa Adriana Calcanhoto, e Esquadros era uma das tantas músicas da cantora que se tocava por lá. 
   Eu ficava a me perguntar 'quem é esse tal de Almodóvar e Frida Kahlo?', só fui descobrir aos doze anos, quando pesquisei na internet sobre os dois cidadãos: Frida Kahlo, pintora mexicana e Almodóvar, cineasta, ator e argumentista espanhol.
   Isso me respondeu, mas não era tudo a saber. Aos dezessete anos vi pela primeira vez um filme de Pedro Almodóvar e nesse post venho destacar dois filmes desse grande cara, histórias tão bem escritas, sem a tal da linearidade, e claro, filmes que contem as imagens mais bem compostas, ahh... As cores de Almodóvar! Sim, eu descobri.
   Então, vamos as obras:


   Volver (2006), tem como protagonista a linda Penélope Cruz. Um drama que conta a história de duas irmãs, Raimunda e Sole, que retornam a casa da família depois que um incêndio fatal mata os pais. Mais tarde, em outro reencontro, as irmãs conversam com a Tia Paula, que jura que quem cuida da casa é a mãe delas. A história absurda é desconsiderada e as irmãs voltam ao que seria vida normal. Com a morte da Tia, Sole volta a casa da família para o enterro, e encontra o fantasma de sua mãe.
   Histórias, surpresas, incógnitas, é o que Volver traz as telas, é mostrada a morte como natural e sem nenhuma espécie de complexo. Não é a tôa que venceu como melhor roteiro no Festival de Cannes, na França em 2006.













   O segundo filme é Má Educação (2004), que conta  história de Inácio, menino que estudava em escola de padres e acaba se apaixonando por seu amigo Enrique e com ele descobre o amor. Seu professor de literatura, Padre Manolo, o abusa sexualmente, experiência essa que o menino nunca mais esquecerá. O reencontro de Inácio, Enrique e Padre Manolo colocará a vida dos três em turbulência.
   A história é labiríntica, com várias histórias dentro da história principal do filme. Essas histórias são: a principal, o enredo de 'La Vista', a gravação do filme e o depoimento de Padre Manolo. Além disso vários personagens mudam de nome e interpretam outros personagens dentro do filme. Durante o desenvolver da história os personagens são mostrados em diversos momentos de sua vida. Com certeza um filme que precisa de atenção para compreende-lo. É depressivo, tenso, mas encantador.

 

2 comentários:

  1. Má Educação é um dos meus filmes favoritos dele. E não é somente porque trás o meu lindoamadofuturomarido no papel principal não, mas é que o filme realmente me causa o incômodo que todos os meus filmes favoritos me trazem.

    ResponderExcluir