terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Das declarações à redenção

   Quando Marcelo Camelo resolveu seguir carreira solo, não foram poucas as críticas, baseadas, sobretudo, no argumento 'Los Hermanos era melhor'. Não é que eu discorde, mas, como já disse por aqui, esse é o tipo de comparação que dispenso, principalmente porque Camelo trouxe uma nova proposta, que, mesmo influenciada pelo quarteto (o que é inevitável), tem uma identidade particular. Mas não entenderam isso quando ele lançou o 'Sou'.
   'Toque Dela' (2011) talvez tenha vindo como 'a redenção'. 'Pulsante e ensolarado' foram as palavras usadas pelo próprio artista para descrever o novo album, que não dispensa o sentimentalismo e intimismo que Marcelo já havia impresso no primeiro disco, mas que veio com muito mais coesão e consistência. Essa mudança já pode ser percebida pela estética, com cores vivas e tom festivo, contrapondo-se aos tons pastéis e sóbrio do 'Sou'.
   Das dez faixas, destaque a Ô, ô, Acostumar, Vermelho, Pretinha e A Noite, que mergulham num tom de alegria e romantismo. Sim, Toque Dela é puro romance e feito 'pra ela', é uma obra inspirada na amada, Mallu Magalhães.
   
   E se a inspiração 'dela' fez bem pra Camelo, a influência do hermano, aliada ao amadurecimento inerente, fez bem mais ainda pra Mallu, e de forma até mais visível. 
   Os seus dois CD's homônimos, o primeiro lançado em 2008 e o segundo em 2009, foram os que projetaram a jovem no mundo da música, mas, pela pouca idade, era notório, Mallu ainda precisava 'se encontrar'. Apesar de ter se tornado conhecida, as músicas em inglês mais eram alvos de críticas do que elogios.
   E foi com Pitanga (2011) que a garota mostrou que, sim, sabe fazer música, e de muita qualidade. A identidade dela está ali, mas muito mais amadurecida e primorosa. Além de bem arranjado, Pitanga vem com letras mais trabalhadas (e majoritariamente em português) e com um vocal mais seguro. 
   São com 12 faixas que Mallu Magalhães conseguiu arrancar elogios. E Olha Só Moreno, Sambinha Bom, Ô Ana e Cais são as provas de que a influência de Camelo só fez bem a moça. Como tantos dizem por aí, Pitanga veio pra mostrar que 'a menina virou mulher'. 

Um comentário:

  1. Não entendo nada de Marcelo Camelo, mas vim para dizer que achei a primeira imagem muito bonitinha :)

    ResponderExcluir