sábado, 10 de setembro de 2011

Uma história linda e mirabolante

   Meu amor por Almodóvar é porque ele traz sempre a direção de arte impecável e a história surpreendente, mas que mesmo assim consegue não ser sempre o mesmo.
   O filme da vez é  "Tudo sobre minha mãe" de 1999, mais um drama, intenso e questionador, estrelado por Cecilia Roth e que conta ainda com as atuações de Marisa Paredes e da linda Penélope Cruz. 
   Não é só por causa dos inúmeros prêmios e indicações que o filme teve, "Tudo sobre minha mãe" vale mesmo porque é uma película linda, que conta a história de Manuela, uma mulher que, após ver a morte de seu filho, retorna a Barcelona para encontrar o pai do garoto, o qual ele nunca conheceu. Porém esse homem não é tão comum assim, e a busca de Manuela é o grande universo do filme, é quando ela reencontra Agrado, sua antiga amiga inusitada, é quando conhece a Irmã Rosa, mulher que parece está traçando seu mesmo destino, além de também conhecer Huma Rojo e Nina, atrizes de uma peça teatral que marcou a sua vida por duas vezes.
   O conflito de uma mulher que o tempo todo se esbarra em si mesma e em suas próprias convicções, mas que é sempre forte e segura do que faz, que encara a vida e, acima de tudo, carrega em si uma bondade incrível. Personagem, que de certa forma, se contrapõe com Rosa; apesar de terem um destino parecido, Rosa - encenada por uma Penélope muito jovem, porém já muito competente - é frágil e insegura.
   "Tudo sobre minha mãe" é marcado por três Estebans, todos em tempos diferentes e cumprindo seus papéis distintos, mas é a partir deles que tudo se desenrola. Porém, se é pelos Estebans que a história existe, é através de Manuela, Rosa, Nina, Huma e Agrado, com suas personalidades ímpares e suas peculiaridades, que tudo acontece.



3 comentários: