sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Conto de fadas brasileiro

   Depois que Tititi terminou eu fiquei desacreditada que me apaixonaria tão rapidamente por uma novela de novo. Mas aí a Globo lança Cordel Encantado, que me fez rever o dito. E dessa vez é sério: Cordel merece esse post!
   Trama que mistura contos de fadas com histórias típicas do sertão nordestino. Rei e cangaceiro dividem cena, príncipe e coronel disputam a mesma dama. Não só pela eficiência de misturar dois universos tão antagônicos, a trama das seis encanta porque tem um elenco lindo, uma trilha impecável, fotografias belas e direção de arte fabulosa.


   Os sons ficam por conta de Gilberto Gil, Lenine, Nação Zumbi, Zé Ramalho, Caetano Veloso, Karina Buhr, Alceu Valença, Maria Bethânia, Otto e Luiz Gonzaga. Ou seja: só mestre! A sonoridade assume também o papel de desenhar a trilha, de emocionar, de ajudar na construção da história.
   Mas as imagens também são ímpares. A fotografia de Cordel Encantado - muito diferente das habituais utilizadas nas novelas -  ajuda a compor a história, ambienta para a década passada e para o sertão nordestino, dá ar de fábula, de magia e coisa encantada. Além disso, a cena é minuciosamente composta, por  figurino tão bem escolhido e cenário de encher os olhos.
E tudo se completa com o ótimo texto e a direção competente.


4 comentários:

  1. ah...vc esqueceu de citar Maria Gadú na trilha...huahua...rs. Eu gosto de Cordel, só acho que se perdeu um pouco, ficou repetitivo, parei de assistir quando começou aquele lenga lenga de Jesuíno, Timóteo e Açucena... eu assistia um dia, Jesuíno tava com Açucena, no outro, Timóteo sequestrava Açucena, depois, Jesuíno tava com ela de novo...aff! Me estressei! rsrsrsr... mas no geral, tb concordo que foi uma excelente novela, gostei da ousadia desse projeto que com certeza a galera vai querer logo logo no "vale a pena ver de novo". Beijoooooos Peki!!

    ResponderExcluir
  2. verdade. esse negocio de Timoteo pega Açuçena, Jesuina pega de volta. perere, tava me estressando e eles acabaram perdendo a linha e dxando de dá foco a outros personagens da trama.

    eu nao citei Maria Gadu pq ela nao é mestra.

    Beijo, Megzinha

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs... falei de Mariua Gadú só pra te abusar hahaha =D


    beijos

    ResponderExcluir
  4. aha,vc n me conhece, mas eu tbm assistia ateh chegar no fim e começar a enrola...gostei do blog.

    ResponderExcluir