sexta-feira, 30 de abril de 2010

Ler devia ser proibido

   Ler faz muito mal às pessoas: acorda os homens para realidade impossível, tornando-os incapazes de suportar o mundo insosso e ordinário em que vivem... Desloca o homem do humilde lugar que lhe fora destinado no corpo social... A leitura liberta o homem excessivamente.
   A criança que lê pode se tornar um adulto perigoso, inconformado com os problemas do mundo, induzido a crer que tudo pode ser de outra forma.
   Pai, não leiam para seus filhos, pode levá-los a desenvolver esse gosto pela aventura e pela descoberta que fez do homem um animal diferente.
   Ler pode gerar a invenção, o conhecimento, mas para que conhecer se, na maior parte dos casos, o que necessita é apenas executar ordens?
   Os livros estimulam o sonho, a imaginação, a fantasia... Nos fazem acreditar que a vida é mais do que um punhado de pó em movimento, nos faz enxergar mais horizontes, estrelas por entre as nuvens... É preciso desconfiar desse pendor para o absurdo que nos impede de aceitar nossas realidades cruas.
  Ler pode gerar seres humanos conscientes demais dos seus direitos políticos... O que é mais subversivo do que a leitura? 
   Ler para se enriquecer culturalmente ou para se divertir deve ser privilégio concedido apenas a alguns, jamais àqueles que desenvolvem trabalhos práticos ou manuais... A leitura é um poder, e o poder é para poucos.
   A leitura é obscena. Expões o íntimo, torna coletivo o individual  e público, o secreto, o próprio.


   Ler pode tornar o homem perigosamente humano.


   Trechos do texto 'Ler devia ser proibido' de Guiomar de Grammont

Nenhum comentário:

Postar um comentário