quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Desconstruindo: acorda Brasil!

Um dos dizeres mais contemporâneos explanados no 'desconstruindo', mas nem por isso menos retrógrado. Um discurso antigo, inflado pelas elites e adotado pela classe média.


"É esse o país que vai sediar a Copa!"

Nessa nossa 'era facebook' escandalizou-se um certo tipo de cidadão, ele gostaria de ter nascido em qualquer país do mundo, menos no Brasil, porque em seu discurso, o Brasil é o retrato da decadência. No vocabulário, clássicos como 'é esse o país que vai sediar a copa' e 'acorda Brasil', e toda e qualquer coisa que massifique o quanto o brasileiro é alienado por novela, carnaval e futebol, os políticos brasileiros são corruptos, a cultura nacional é medíocre e nada presta por aqui.
E não é que eu ache o nosso país um paraíso, mas esse tipo comete dois principais erros: primeiro desconsiderar as falhas de todos os outros países, e também por descartar qualquer qualidade que o Brasil tenha.
Não quero pregar o nacionalismo, longe disso, não condeno agraciar a cultura de outros lugares, até porque gosto de umonti de coisa gringa, mas vestir a roupa do depreciativo exala uma certa visão critica superficial. Achem-se intelectuais o quanto quiser, pra mim essa maré de foda-se-novela-futebol-carnaval-cerveja-bbb-cultura-pop-brasil-pais-dos-impostos-politicos-ladroes é uma grande levianidade - e chatice. Ser crítico é muito mais que isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário