terça-feira, 17 de abril de 2012

Top 5: música 2012

   No período carnavalesco quem deu o que falar na música baiana foi Magary Lord, cantor 'revelação', cujas canções não paravam de tocar em programas de televisão, rádio e nos sons automotivos, seja o 'Circulou', 'Joelho pra dentro, joelho pra fora' ou o 'Billy Jean my love'. 
   Mas, o Insano Mundo Estranho resolveu fazer o top 5 eventos que marcaram ou pretendem brilhar na cena rock esse ano:

1. Cascadura
   Não bastassem ter participado do Lollapalooza, mega evento da música alternativa no país, prepararam também o CD Aleluia, álbum duplo inspirado na cidade de Salvador, disponível para download no fanpage da banda e que breve chegará as prateleiras das lojas. "Ligamos aquilo que já temos como marca a possibilidades ainda não usadas, referências à música e à cultura soteropolitana traduzidas pela argumentação da banda" conta o vocalista Fábio no site oficial. Comemoração em alto estilo aos 20 anos de Cascadura, que fará um talk show no dia 21 na Livraria da Cultura.

2. Los Hermanos
   Mesmo depois do hiato em 2007 e seus vocalistas dedicando-se a seus trabalhos paralelos, Los Hermanos não fica parada. O quarteto já se apresentou no festival Just a Fest, em 2009, fez uma mine turnê em 2010 e participou do SWU. E esse ano, em comemoração ao 15 anos da banda, os Hermanos não vão ficar parados: 11 cidades brasileiras recebem o show da nova turnê. As comemorações não param por aí: o Musicoteca, site especializado em música, promove a coletânea Re-Trato, com 33 canções do grupo regravadas por novos artistas da cena alternativa

3. Lollapalooza
   Os comentários nas redes sociais indicaram: o Lollapalooza foi um dos assuntos mais comentados pelos brasileiros amantes de música nas últimas semanas. Não era por menos, quem conferiu o evento, realizado nos dias 7 e 8 de abril em São Paulo, pôde assistir bandas como Arctic Monkeys, MGMT, Foo Fighters, Plebe Rude, O Rappa, Wander Wildner, Marcelo Nova, Racionais MCs, Cascadura, Velhas Virgens, além da novata Tipo Uísque. Foram 50 atrações durante dois dias de eventos, divididas em cinco palcos. 

4. Morrissey
   As cidades de Belo Horizontes, Rio de Janeiro e São Paulo receberam em março o show de Morissey, comandante da consagrada The Smiths. Além das canções de sua carreira solo, quem foi aos shows pôde escutar as músicas da banda britânica. Seja os fãs que acompanhavam os Smiths desde a década de 1980, até os mais jovens, as apresentações no Brasil de Morissey foi comemorada pelos apreciadores brasileiros da música indie - mesmo aqueles que não puderam conferir o show do Mozz.

5. Retrofoguetes
   O grupo baiano que promete invadir a cena rock nacional em 2012 é o consagrado trio instrumental Retrofoguetes. Até mesmo o jornal espanhol El Pais citou a banda, quando a música Maldito Mambo! foi eleita a quarta de uma lista produzida pelo jornal. Eles ainda se apresentaram em programas de tevê e em um trio no circuito principal do Carnaval de Salvador. As músicas, inspiradas em quadrinhos, games e filmes, têm tudo para brilhar esse ano no cenário rocker do Brasil.

Um comentário: