domingo, 21 de novembro de 2010

5 anos da Ladrões Engravatados

Quando quatro amigos se reuniam na praça do bairro pra tocar violão e beber vinhos baratos, não se imaginava que daquela simples diversão poderia sair uma das melhores bandas da cidade. Em meados de 2005, diante de um cenário de intensa efervescência do rock, Flávio Guerra, Kaio Damasceno, Diego Rodrigues e Roni decidiram levar a sério a brincadeira.
   Em meio a várias idéias esdrúxulas, “Ladrões Engravatados” foi a sugestão do vocalista Flávio para nomear o grupo. Inspirado em filmes de gangster, o nome que já causou muito olhar torto por aí foi o que mais agradou aos amigos.
   Os primeiros ensaios foram realizados sem seguir nenhuma linha musical. O som era uma verdadeira mistura, mas foi desse jeito que eles apresentaram o primeiro show. O convite partiu do amigo da banda, Jair, que estava organizando um evento. “Foi um show engraçado, ficamos com medo de encarar o público, pois não sabíamos o que iríamos fazer”, conta Flávio.  A apresentação agradou, mas a banda sentiu a necessidade de melhorar. “Nessa época eu ouvia muito Paralamas do Sucesso e Clube de Patifes, então descobri que era aquilo que queria fazer. Conversei com o grupo e decidimos que era esse tipo de música que iríamos tocar”.
   O som foi melhorando e mais oportunidades surgindo. Uma delas foi o projeto Conexão Musical, reunindo bandas de diversos estilos. A partir daí os convites multiplicaram, a Ladrões Engravatados foi ganhando força e despertou o interesse de Ivanildo Antônio, então secretário de Cultura, que os chamou para participar da Semana Internacional de Cultura.
   O evento deu grande visibilidade à banda, que tocou junto com Aly Keita (África do Sul), Rock Laurence (EUA) e Bernard Sneider (Alemanha). Popular e com fãs sempre presentes nas apresentações, a Ladrões Engravatados gravou em 2008 o primeiro EP, intitulado Folhetim - com cinco músicas autorais. E em 2009 participaram ainda, em Ribeira do Pombal, do Eventual Rock, evento bem conceituado na cena baiana. 
   No final do mesmo ano, começaram a surgir conflitos e a banda parou de tocar.  “Todo mundo começou a perguntar se tinha acabado mesmo, se íamos voltar, e por isso criou um grande interesse da gente e em outros músicos da cidade de colocar o projeto para andar, não deixar morrer”, relata Flávio. Em junho de 2010, no Arraiá de São Rock, a banda retornou aos palcos com uma grande apresentação, cheia de energia e um ótimo repertório.
   Com a empolgante retomada, a Ladrões Engravatados não quer parar por aí. Tendo Flávio Guerra no vocal, Irmão Beto e Pila na guitarra, Danilo 30kg no baixo e Rubens Brandão na bateria, pretende gravar o primeiro CD em 2011, que trará as novas músicas da banda e será intitulado ‘Soltos’.

2 comentários:

  1. E a festa de comemoração? Tem que ter. E eu, como fã, tenho que saber onde/quando/como será.

    ResponderExcluir
  2. Vai ter sim!
    Quando tiver tudo certo divulgo (:

    ResponderExcluir