quarta-feira, 27 de março de 2013

Desespero dos 20

Todo mundo fala da crise dos 40, da paranoia de chegar nos 30, mas, olha, vocês deveriam ter me avisado que chegar nos 20 também bate desespero.
Até o meu último aniversário, fazer nova idade era motivo de alegria (sobretudo antes dos 18, quando você quer logo chegar a maioridade). A ideia de ser uma pessoa 'mais velha' e de estar na casa dos 20 era uma coisa sublime: liberdade, autonomia, diversão, etc, etc, etc.
Só que aí eu cheguei nos 20... E rolou uma bad: "mas cara, tô velha!". E mesmo que, ok, ter 20 não é ser realmente velha, você começa a lembrar do seu 'eu da infância', que sonhava em ter 20. É como o fim de um ciclo, aquele ciclo em que você se projetava no futuro. Tipo quando você sonha por tanto tempo com alguma coisa e esse sonho se realiza: ao mesmo tempo em que rola felicidade pro ter realizado, fica confusa com o que pode vir a seguir.
O desespero aperta quando você conhece alguém mais novo. "Mas olha", dizem os outros, "fulaninhx só tem essa idade, tão novx!". Parece estranho não ser mais esse fulaninhx. Ou ainda perceber que já passou a adolescência e ainda não fiz umonti de coisa besta na vida, não tenho certeza da minha profissão, não tenho como me sustentar... 
Suas concepções sobre amigos e família mudam, começa a ter menos saco pra festas e perder noite, coloca a mão na cabeça tentando organizar os horários... Assusta pensar que agora as decisões serão mais difíceis:  construir família, levar mais a sério a sua saúde, seguir uma carreira... Desespera! 
Alguns dizem que é a melhor época da nossa vida... Que assim seja! 

2 comentários:

  1. "Mas sempre serei como um garot@ de dezesseis, que sente estar no filme da sua vida. Se acostuma com a dor por achar que de qualquer forma terá, um final feliz."

    ResponderExcluir