quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Desconstruindo: a mulher é sempre culpada

   Nos últimos tempos muito tem se discutido sobre os direitos das mulheres, sobretudo depois que uma notícia estampou capas de jornais e chocou o país: duas fãs, adolescentes, acusaram nove integrantes da banda New Hit de terem as estuprado.
   O fato gerou revolta, indignação e fomentou debates, mas  não difícil encontramos pessoas que defendem os pagodeiros, com desculpas que vão desde o "todos têm o direito de errar" até "as meninas que se ofereceram". O mais chato é perceber que muitas vezes são as próprias mulheres que reafirmam o machismo, tão enraizado em nossa sociedade.

"As mulheres têm culpa por serem estupradas"

   Por que tanto nos vitimizar? Por que relativizar nossos direitos? Não existe meio direito, nem meio preconceito ou meia violência.  E não é papo de feminista revoltada, mal amada; é papo de quem não tolera viver num mundo onde as decisões das mulheres são vistas com maus olhos enquanto os homens continuam abusando do status intocável de "macho alfa" para justificar seus atos.
   A questão de gênero no Brasil passa pela diferença de salários e vai além. Será que a mulher não pode sair a noite, vestir a roupa que quer, agir do modo que queira sem que isso vire pretexto pra abuso? 
   Enquanto isso, na televisão as propagandas de cervejas, desodorantes, carros, estampam mulheres seminuas, afinal, somos objetos, consumíveis, adquiridos. Nas revistas "femininas", incríveis reportagens sobre como emagrecer em um mês, alisar o cabelo, e uma lista infinita de coisas que só ostentam o quanto temos que seguir um padrão comportamental, tudo em nome da nossa saúde, bem estar, amor a si mesma... ou para ser "bem vista".
   E isso tudo vem desde a infância. Meninos brincam com carros, aviões, bonecos de ação. Meninas brincam de cozinha e bonecas, porque quando crescerem, cabe a elas cuidar dos filhos e da casa. O anúncio de oferta do dia das crianças dizia: "a melhor opção para comprar o presente de seu pequeno herói ou sua princesa". Mas por que não podemos ter heroínas?
   Precisamos parar de minimizar os problemas. Lugar de mulher é onde ela quiser, é sendo protagonista social, é tendo voz, é sendo dona de si. 

2 comentários:

  1. Sera q sempre vai ser assim?? Só pq os homens não evoluíram direito nos temos q sofrer!? Queria q no futuro a palavra "mulher" causaria sofrimento no ouvido de tds os homens na terra e não q a definição fosse: "objeto semi-vivo usado para satisfazer homens" !!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Julia, triste essa realidade. Que a mudemos!

    ResponderExcluir