segunda-feira, 18 de julho de 2011

Eu não sou onisciente

  
 - Emile, você soube do acidente que aconteceu? Você viu não-sei-o-quê que rolou? Você sabe sobre o show de uma-banda-que-você-não-gosta? Da formiga que foi esmagada? Do engarrafamento? Da folha da árvore que caiu?

   Para qualquer uma dessas perguntas, se eu disser simplesmente que "não, não sei de nada", geralmente gerará essa reação: "você num faz jornalismo? deveria saber".

   Jornalista tem que está bem informado, sim. Um chefe meu dizia que ser um bom jornalista não é escrever bem, porque isso todo jornalista tem que fazer, ele tem que ter boa informação. Isso é uma grande verdade, que certamente levo como dica ótima pra minha carreira; por isso, busco me manter bem informada, leio jornais, acesso sites, assisto telejornais (confesso que só não ouço muito rádio), considero-me, por sinal, uma pessoa que busca informação e está por dentro das atualidades. Mas uma coisa é está bem informada, outra coisa é saber de toda e qualquer coisa que aconteça. .
   Pois é isso que cobram de você, sua família, seus amigos, seus colegas e as vezes até seus conhecidos, querem que você, porque estuda jornalismo, saiba desde quem foi o presidente eleito no país perdido das ilhas de não-sei-onde, até quem foi o último eliminado do Big Brother. "Você é jornalista, tem que assisti a todos os programas" é o que também afirmam, mas gente, não é assim que funciona não, eu não posso ser obrigada a assistir A Fazenda, Superpop, Se Liga Bocão, ou qualquer outro programa que eu não goste, simplesmente porque eu tenho a obrigação de "está por dentro de tudo".   

2 comentários:

  1. Emile, essa pressão deve ser um saco mesmo. E o chato é que ela existe também, ainda que em menor escala, pra quem não é jornalista.

    Um sintoma disso é essa pressa/necessidade/obsessão de muitas pessoas em dar seu posicionamento a respeito de tudo. No twitter a gente vê muito isso. Basta surgir um novo tema, uma nova polêmica pra que todos se sintam na obrigação de opinar, ainda que não entenda bulhufas do que esteja em discussão.

    Se manter informado é importante, mas essa pressão é tão desnecessária...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tenho observado isso mesmo. Impõe uma necessidade de estarmos por dentro de tudo o tempo todo e sempre ter uma opinião pra tudo.
    to com saudade de antigamente

    ResponderExcluir