domingo, 8 de abril de 2012

Desconstruindo: ser gay virou moda

   Não podemos negar que nesses últimos anos a nossa sociedade vem alcançado grandes conquistas, quebrando paradigmas e tabus, como o avanço na luta pelos direitos das mulheres e da causa homossexual. Mas ainda não é difícil encontrar retrógrados, gente que encara todos esses avanços como ameaça aos bons costumes e a moral.

"Agora todo mundo é gay, virou moda. Querem que a gente ache que ser gay é normal"


   Então a sexualidade é uma questão de escolha? Mas por que alguém escolheria ser homossexual mesmo sabendo que estaria propenso a críticas, preconceitos e agressões? Não, ninguém é gay porque acha bonitinho.
   A verdade é que relações homoafetivas existiram em todas as épocas, ouso dizer, por sinal, que sempre existiram nas mesmas proporções, o que mudou foi a quebra do tabu, a possibilidade do diálogo. Algo que antes estava confinado veio a tona, deixamos de hipocrisia, saimos do armário!
   Homossexuailidade hoje é pauta de revistas, jornais e novelas, mas ao contrário do que dizem por aí, não é nenhuma idolatria, mas sim uma dismistificação de que o homossexual vive em um mundo a parte da sociedade, e sua cultura (se é que se pode dizer exatamente que há uma cultura gay) pode sim ser vista e apreciada.
   Esse novo olhar permite que aquele adolescente que esteja se descobrindo não mais se veja como um total estranho e aceite com mais facilidade sua sexualidade. Quem é heterossexual não deixará de ser por conhecer (e até mesmo apoiar) as bandeiras LGBTTs.  
   Pode até parecer que esse tema é repetitivo, que esse discurso é velho e já está desgastado, mas quando percebemos que ainda há muitos conservadores por aí, não devemos deixar de bater nessa tecla: ser gay é tão normal e tão correto quanto ser heterossexual e se tem uma coisa que sempre vai tá fora de moda é o preconceito.

14 comentários:

  1. CONCORDO EM PARTES, MAS PARA QUE SE INSIBIR SE MOSTRAR QUE E GAY? PORQUE SER TÃO VULGAR? GAY E GAY GAY NÃO É E NUNCA SERA UMA MULHER, PRA QUE GRITAR FALAR COM A VOS FINA SER ESPAVITADA? MEUS FILHOS NÃO SÃO OBRIGADOS A SAIR COMIGO E VER DOIS HOMENS OU 2 MULHERES SE BEIJANDO SE AGARRANDO PIOR QUE HOMEM E MULHER, GENTE, E MUITO DIRETO PRA ESSA GENTE, DAQUI A POUCO ELES TERÃO MAIS DIREITOS DO QUE OS HÉTEROS TEM, TODOS TEM QUE TER O MESMOS DIREITOS NA VIDA. JÁ NÃO CHEGA OS ADOLESCENTES COM OS DIREITOS HUMANOS QUE UM MENOR DE 14 OU 15 ANOS TIRA A VIDA DE SUA MÃE, SEU PAI , SEU FILHO, E NADA ACONTECE, SOMENTE QUEM NÃO TEM DIRETOS NA VIDA SÃO OS HOMENS E MULHERES DE BEM MESMO, QUE MUNDO ESTRANHO NÃO?...QUEREM SER GAY LÉSBICAS PODEM SER MAS CHEGAR AO PONTO DE CASAREM. DE ADOTAR CRIANÇAS AI JÁ E DEMAIS NÃO?..... DIGO IMAGINA UMA CRIANÇA POBRE SIM PORQUE SE ESTA PARA ADOTAR E UMA CRIANÇA POBRE JUDIADA NA VIDA NÉ? SE JÁ NÃO CHEGAR SER POBRE SOFRIDA NA VIDA DE TER UM PAI OU UMA MÃE DROGADA LADRONA ASSALTANTE TRAFICANTE QUANDO E PARA MUDAR SUA VIDA DE TER UMA FAMÍLIA DESCENTE E ADOTADA POR GAY OU LESBÍACA, QUE EDUCAÇÃO UM CASAL DESCES VÃO DAR A ESSAS CRIANÇAS???...... NÃO TO FALANDO DE COLÉGIO FINO DE ROUPA BOA DE CARRÃO ETC... TO FALANDO DA VIDA, UMA CRIANÇA VER DUA MULHERES OU DOIS HOMEM SE BEIJANDO SE AGARRANDO, CADE OS DIRETOS DESSAS CRIANÇAS DE ESCOLHEREM OS PAIS QUE QUEREM TER???? E OS BULING QUE SOFRERÃO NOS COLÉGIOS??? QUEREM SER GAY, VIADOS, OU LESBÍACAS PODEM SER MAS NÃO SEJAM VULGAR E NÃO INTERFIRAM NAS VIDAS DE TERCEIROS INOCENTES QUE JÁ SOFRERAM NESTA VIDA, QUEM QUISER ENTENDER MINHA OPINIÃO QUE ENTENDA, QUEM NÃO QUISER QUE ME CHAME DE HOMOFÓBICO, POIS SEI QUE NÃO SOU, ABRAÇOS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Por que um casal hetero pode exibir seu afeto e um gay precisa esconder?
    Eles devem se casar e adotar da mesma forma que um casal hetero, porque todos, como você mesmo disse, têm que ter os mesmos direitos. são cidadãos plenos, muito mais do que muitos por aí
    "homens e mulheres de bem" (como se homossexual não fosse 'de bem'). Um casal gay pode ser sim um casal decente

    ResponderExcluir
  3. adorei o seu texto! sou contra a qualquer tipo de preconceito! =)

    http://multinverso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. curti seu texto , sou contra gays , sou virado a moda antiga

    ResponderExcluir
  5. Homofobia não é estranho , estranho é ser gay.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Triste é você Emile. Estude mais sobre o assunto, pois se um casal gay adotar um criança o que se pode esperar dela? É 99% de chances dessa criança ser gay por refletir nas atitudes do casal. Eu sou contra os gays sim, e ser gay não é normal! Agora o pior de tudo ê a exibição totalmente imoral da parte deles. por que se comportar assim em sociedade? Sendo tão vulgar? Sou contra mesmo!

      Excluir
  7. Sou totalmente contra, ânus não e órgão sexual.

    ResponderExcluir
  8. o x da questao e q hoje em dia tem muito adolecente experimentando ser gay, como se tinha curiosidade antigamente sobre cigarro, alcool e drogas; fazem por achar moderno; os outros fazem e sao descolados...; muitas vezes eles nem sao gays, so querem se mostrar, acho triste.

    ResponderExcluir
  9. As vezes acho que o assunto do texto já tá repetitivo. Mas aí vejo alguns comentários e percebo porque continuamos na lutra contra o machismo e homofobia, porque ainda estamos na luta pelo bom senso.

    Anônimo, não sou triste, sou feliz, ponto. Estudo sempre sobre o assunto. Cadê a fonte da pesquisa?

    Eliane, também acho triste fazer as coisas só pra se mostrar. Mas se experimentou e viu que não é a sua, é v´álido. Se viu que nao é a sua e continuou só pra se mostrar, essa pessoa precisa de esclarecimento

    ResponderExcluir
  10. http://adrielyramos.blogspot.com.br/2014/03/desabafando-escolhendo-viver-como-se-e.html

    sua linda! me inspirou.

    ResponderExcluir
  11. Que pena nosso mundo deve estar indo mesmo para o fim ,onde é que já se viu homens tendo releção sexual com outro homem isso é senvergonhice esses tipo de gente tem que apanhar na cara .

    ResponderExcluir
  12. e na velhice, como vai ser ? Gay não gosta de gay velho

    ResponderExcluir
  13. ué. tem hetero que gosta de pessoas mais novas e outros que gostam de pessoas mais velhos. como há gays que gostam de gente nova, e há quem goste de mais velhos. conheço muita gente

    ResponderExcluir