Quem costuma brilhar nos filmes de Almodovar são as mulheres. Em Fale Com Ela, obra lançada em 2002, as damas são indispensáveis na sustentação da trama, mas são os homens que se destacam, sendo estes o enfermeiro Benigno e o escritor Marco. Os dois se conhecem num hospital, onde ambos assumem a tarefa de cuidar de suas amadas que se encontram em coma. Porém, enquanto o coma de Lydia, uma toureira cuja personalidade oscila entre frágil ao bem decidida, é uma situação extremamente confusa para Marco, Benigno alimenta por Alicia, mesmo com ela em estado vegetativo, uma relação extremamente afetuosa, chegando até mesmo ao doentio. Fale Com Ela é a típica película almodovariana: personagens fortes, flash back, linda fotografia, ótimas atuações, roteiro bem desenvolvido e história interessante. Pode se destacar ainda a trilha sonora, que conta com uma canção lindamente interpretada por Caetano Veloso.
Cecília Amado, ao adaptar a obra do avô, Capitães de Areia, criou um filme que divide-se entre o belo e o inconsistente. Pedro Bala representa a figura do líder, um garoto que comanda o bando dos meninos de rua, formado também por Gato, Grande, Pirulito, Boa Vida, Volta Seca, Professor e Sem Pernas, famosos pelos pequenos delitos que cometem. Mas com a chegada de Dora ao trapiche, menina órfã que se vê obrigada a morar na rua e cuidar do irmão caçula, o enredo parece assumir outro rumo, fazendo com que as histórias dos Capitães percam força para o romance entre a menina e Pedro Bala. A película encanta pela direção de arte, que ambienta a trama a meados do século XX com competência, pela fotografia exuberante e pela encantadora trilha sonora assinada por Carlinhos Brown e que conta ainda com canção de Arnaldo Antunes. Mas Capitães de Areia erra pelo roteiro mal construído, que acaba por deixar as histórias soltas e mal desenvolvidas.
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